Hoje nós vamos falar sobre resistência e potência. Você sabe qual dos dois você deve treinar ou qual deles você deve priorizar no seu treino? Será que o que falta pra você é potência ou resistência? E se eu te disser que não é nem um, nem outro, que, na verdade, são os dois!? Ficou curioso? Então vem comigo que eu vou te explicar!
Bom, pessoal, no ciclismo é muito comum as pessoas falarem em potência e resistência como se fossem duas ideias opostas, como se o ponto fraco de algumas pessoas fosse só a resistência e, o de outras, só a potência. É claro que, se a gente fizer uma análise individual de cada ciclista, ele sempre vai ser um pouquinho melhor em um dos dois. Mas você já parou pra pensar que, na verdade, o que todo mundo quer, o que todo ciclista deseja, não é potência ou resistência? Mas, sim, potência e resistência?!
E essa é a grande sacada! É muito importante que você sempre treine os dois, potência e resistência, pois é assim que você vai adquirir a resistência à velocidade, ou seja, vai conseguir resistir longos períodos ou longas distâncias com uma potência elevada. Porque, se você parar pra pensar, a grande maioria dos ciclistas conseguem pedalar por várias horas. E essa grande maioria também consegue empregar altas potências na bicicleta. Só que, pra conseguir pedalar por longas horas, eles diminuem a potência. Em contrapartida, eles só conseguem empregar uma potência alta na bicicleta por poucos segundos. Percebeu a diferença? A relação entre potência e resistência pra grande maioria dos ciclistas é inversamente proporcional, quanto maior a resistência, menor será a potência. e o que todo mundo quer é manter os dois num patamar elevado, pra conseguir pedalar forte por bastante tempo! E como a gente consegue isso?
A melhor forma de ganhar resistência à velocidade, ou seja, melhorar a sua resistência em altas potências é com os treinos intervalados. No vídeo que eu falei sobre as zonas de treinamento eu expliquei bem como funcionam esses treinos intervalados e vocês viram que existe um tipo de treino intervalado pra cada objetivo. E a única forma de você alcançar a tão desejada resistência à velocidade é fazendo os treinos intervalados de forma equilibrada, alternando treinos com intervalos curtos, e treinos com intervalos longos, pra que você consiga tanto trabalhar a sua potência, ou seja, se tornar um ciclista mais forte, quanto aumentar sua resistência, pra manter essa força durante mais tempo.
E, antes de finalizar esse vídeo, eu vou deixar uma dica pra vocês! Na explicação de hoje eu falei sobre resistência e potência, né? Sobre pedalar por longos períodos e sobre empregar bastante força na bicicleta. E quando eu falo pedalar por várias horas, seja você um ciclista iniciante ou um ciclista avançado, esse conceito não vai mudar muito, pois mesmo ciclistas iniciantes conseguem pedalar por quatro ou cinco horas num ritmo tranquilo. Mas quando eu falo em potência alta, aí já é diferente. Duzentos watts pode ser uma potência muito alta pra quem tem o FTP de 150W, mas pode não ser se o seu FTP for de 250W! Então a dica que eu deixo pra vocês é: façam o teste de FTP! Treinem conforme a sua potência e vocês vão ver que, só em seguir o treino com base nesse conceito, vocês já vão melhorar muito o rendimento de vocês!
Então é isso, galera. Espero que tenha ficado clara a explicação e que você consiga trabalhar sua resistência e sua potência pra melhorar cada vez mais a sua performance no ciclismo! E se você gostou desse vídeo, curte aqui, e não se esquece de se inscrever no Canal SCT e de ativar as notificações pro YouTube te avisar sempre que tiver um vídeo novo do #SQUADRAinDICA.
Abraços,
Fabricio Lino
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